Colegiado do TCE saúda nova Presidência e homenageia Roque Citadini

20/08/2025 – SÃO PAULO – O Colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) manifestou, durante sessão plenária realizada hoje (20/8), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, apoio à nova Presidência do TCE-SP, a quem desejou sucesso no exercício do cargo. A Presidente Cristiana de Castro Moraes assumiu o posto na terça-feira (19/8), em decorrência da aposentadoria do Conselheiro-Decano Roque Citadini, que também foi homenageado durante a sessão
Integraram a sessão os Conselheiros Renato Martins Costa, Dimas Ramalho, Sidney Beraldo, Marco Bertaiolli, Maxwell Borges de Moura Vieira e o Conselheiro Substituto-Auditor Samy Wurman. Em suas manifestações, os Conselheiros consignaram o apoio à gestão da nova Presidente, destacando sua experiência e competência no comando da Mesa Diretora, cargo que já exerceu em 2015 e novamente em 2021, acumulando extensa experiência e conduzindo gestões profícuas.
Os Conselheiros ressaltaram a importância de continuidade de ações que assegurem a eficiência, a transparência e a responsabilidade fiscal na atuação do Tribunal, confiando na liderança da nova Presidência para fortalecer o sistema de Controle Externo do Estado e municípios jurisdicionados.
Durante a sessão, o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, leu uma carta escrita pelo Conselheiro Roque Citadini, na qual fala sobre sua trajetória, comprometimento com as causas da Corte de Contas, e sobre a evolução do Controle Externo e dos trabalhos de fiscalização exercidos pelo órgão na federação paulista.
Em nome do Colegiado, o novo Decano da Corte, Conselheiro Renato Martins Costa, reafirmou à Presidente Cristiana de Castro Moraes, a colaboração de todos os Conselheiros, setores e servidores na nova gestão.
“Em primeiro lugar, a Antônio Roque Citadini, a quem qualquer menção seria pequena: sentimos orgulho e gratidão, pois tivemos todos a oportunidade de ter convivido com ele nessa Corte”, declarou. "E, a Vossa Excelência, que tive a honra de, em nome deste plenário, empossar na data de ontem, a certeza e a afirmação pública de que estamos cerrados em sua liderança, em sua capacidade de conduzir este Tribunal com a competência que ele é marcante”, disse o Decano.
O Conselheiro Dimas Ramalho, relembrou os tempos de faculdade, onde junto com Roque Citadini e Renato Martins Costa, na mesma turma, cursou Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). “O Roque sempre foi do mesmo jeito. Sempre sarcástico, inovador, crítico e inteligente. Sua ausência aqui é uma coisa muito forte para nós. Porque ele vai estar sempre conosco e nós vamos sempre lembrar do Roque. Sempre foi assim: uma pessoa respeitada, séria, conhecida e engajada. Em todo esse tempo, ele sempre foi o mais inovador de todos”, ressaltou Dimas Ramalho.
Sidney Beraldo também desejou sucesso à nova Presidente e teceu elogios ao Conselheiro Roque Citadini. “A Conselheira Cristiana assume mais uma vez a Presidência do Tribunal, como ela mesmo disse, mais experiente, mas sem perder de vista a grande responsabilidade que é presidir um Tribunal de Contas da importância desse. Conte com nosso apoio total, dada a sua dedicação, para o sucesso da sua administração”, consignou. “Deixo claro também a importância de Roque Citadini. Sua história se confunde com os nossos 100 anos – dos quais, 38 deles, foi com a participação do nosso sempre Conselheiro”, disse Sidney Beraldo.
Ao desejar sucesso e referendar apoio à nova gestão, o Conselheiro Marco Bertaiolli disse que Antonio Roque Citadini foi um divisor de águas no Tribunal de Contas. “Quando cheguei a essa Corte, 2 anos atrás, fui muito bem acolhido por todos os membros que me deixaram confortável a ascender a posição de Conselheiro. Mas o Conselheiro Roque, sem dúvida nenhuma, foi bastante gentil em todos os momentos por ser o Decano neste acolhimento à minha chegada”, relembrou. “Da história dos 100 anos, 38 deles foi com a presença do Roque. Então ele faz parte até pelo tempo, desta história. Já podemos colocar nos memoriais do Tribunal de Contas, o nosso ‘AC e nosso DC’. Antes e depois de Citadini”, disse Bertaiolli.
O mais jovem integrante do Colegiado, Maxwell Borges de Moura Vieira, ao utilizar a palavra, também cumprimentou e parabenizou a nova Presidência. “Desejo muito sucesso nessa missão da condução do nosso Tribunal. Vossa Excelência já demonstrou ao longo da sua trajetória que tem competência de sobra para conduzir o nosso Tribunal”, consignou. “Antônio Roque Citadini, prestou, por quase 40 anos relevantes serviços para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e para a população paulista com muito compromisso seriedade e coragem”, completou.
O Conselheiro Substituto-Auditor, Samy Wurman, que integrou a sessão em substituição a Roque Citadini, relembrou, com muita emoção, que foi pelas mãos do Conselheiro que ele realizou a sua primeira substituição em plenário – há quase 14 anos, logo que havia chegado ao TCESP para integrar o Corpo de Auditores. Ele também saudou a Presidente, que ingressou, por concurso público, no Corpo de Auditores. “Ao desejar sucesso, gostaria de agradecer o seu carinho e atenção que sempre teve, comigo, como pessoa minha amiga, e acima de tudo e em nome dos demais Conselheiros-Substitutos”, agradeceu Samy Wurman.